Portela
By Ferramentas Blog
Rio de Janeiro - Domingo, 20 de Maio de 2012

Banner

FIQUE INFORMADO!

Se cadastre aqui para receber notícias sobre os blocos e festas do carnaval 2012. Nós mantemos você informado!

Publicidade

Portela E-mail
Informações - Escolas de Samba

G.R.E.S. Portela

Criada em 1644, a antiga freguesia de Irajá se estendia por uma vasta região ocupada por fazendas. Esta imensa área, ao longo dos séculos XVIII e XIX, chegou a ter 13 engenhos de açúcar produtivos e importantes economicamente.

Entre eles, talvez o mais próspero, merece destaque o Engenho do Portela, cujos escravos, no labor do dia-a-dia, contribuiriam para engrandecer a região que se estendia da Fazenda do Campinho até o Rio das Pedras, e que mais tarde herdaria o nome do boiadeiro e mercador mais famoso da localidade: Lourenço Madureira.

Em fins do século XIX e início do século XX, a economia da região, amparada principalmente na força do trabalho escravo, entra em uma inevitável crise. Os antigos latifúndios são aos poucos repartidos por pessoas pobres que fugiam das reformas urbanas que ocorriam no centro da capital da jovem República Brasileira. O trem, chegado em 1890, trazia diariamente um grande contingente de pessoas desprovidas de qualquer bem material para os já conhecidos subúrbios. Especialmente, merece destaque a brava população que, enfrentando todos os tipos de dificuldades, ocupou a região próxima ao Rio das Pedras através da antiga estação de Dona Clara. Mais tarde, a ainda jovem localidade, que herdou o nome do Rio vizinho, receberia o definitivo nome de Oswaldo Cruz em 1904 homenagem do Prefeito Pereira Passo ao grande sanitarista que exterminou a febre amarela no Rio de Janeiro.

Os negros trouxeram sua música, sua dança, sua religião e sua inigualável forma de enfrentar a dor através da arte para a "roça". Foram estes negros, muitos deles vindos de outras partes do Brasil, sobretudo de Minas Gerais e do antigo Estado do Rio, que plantaram a semente da batucada nas festas da região. O cavalo torna-se o principal meio de transporte. Imensos valões dificultavam a passagem dos moradores. Não havia água, luz ou qualquer tipo de conforto já comum nos bairros mais abonados da cidade. O antigo engenho cedeu espaço e nome para a principal via da região: a estrada do Portela.

Os primeiros portelenses foram verdadeiros alquimistas. Magos capazes de transformar dor em arte, e sofrimento em notas musicais. A dificuldade, em suma, foi a matéria-prima das primeiras composições da PORTELA.

Esta integração foi fundamental para a história da Portela, pois possibilitou uma vida social marcada por festas religiosas, batucadas e jongo, manifestação cultural herdada dos antepassados escravos.

Site oficial: http://www.gresportela.com.br

G. R. E. S.
PORTELA

Presidente

NILO FIGUEIREDO

Quadra

Rua Clara Nunes, 81 - Madureira - Rio de Janeiro - RJ CEP 21351-110

Telefone Quadra

(21) 2489-6440

Barracão

Cidade do Samba (Barracão nº 03) - Rua Rivadávia Correa, nº 60 - Gamboa - CEP: 20.220-290

Telefones Barracão

(21) 2233-4812 / 2233-1375

Carnavalescos

Alex Fab e Junior Escafura

Enredo

'...E o povo continua cantando. É feito uma reza, um ritual...'

Cores

Azul e branca

Internet

www.gresportela.com.br

Imprensa

Enildo do Rosário (Viola)

(21) 7842-7972/9924-3599  /   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Enredo 2012

A tradicional Portela irá apresentar todos os encantamentos da Bahia na Marquês de Sapucaí em 2012. A azul e branca trará um enredo repleto de misticismo e todo os encantamentos que o estado onde os portugueses aportaram em 1500 tem.

A escola explorará como nunca os mitos vindos da África , com os escravos que estão tão presentes na cultura baiana. Os ensaios da escola são as sextas-feiras, a partir das 20h na Praça Paulo Portela, em Madureira.

Samba Enredo

... E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual

Autores: Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo

Meu Rei
Senhor do Bonfim alumia
Os caminhos da Portela
Que eu guardo no meu patuá
Eu vim com a proteção dos meus guias
Com Clara Guerreira à Bahia
Cheguei, eu cheguei pra festejar
Deixa lavar, nos altares e terreiros
Tem jarro com água de cheiro
Vou jogar flores no mar

No mar
Procissão dos Navegantes
Eu também sou almirante
De Nossa Senhora Iemanjá

Vou no gongá
Bater tambor
Tezo no altar
Levo o andor
Vem chegando os batuqueiros
Desce a ladeira, meu amor
Que a patuscada começou
Eu vim pra rua
Que o samba de roda chegou

Iaiá
De saia rendada em cetim
Bota o tempero na festa
Oi, tem abará e quindim

Portela cheia de encantos
Acolhe a Bahia em seu canto
De festas, rezas, rituais
Vestido de azul e branco
Eu venho estender o nosso manto
Aos meus santos do samba que são orixás

Madureira sobe o Pelô...tem capoeira
Na batida do tambor...samba Ioiô
Rola o toque de Olodum...lá na Ribeira
A Bahia me chamou

Calendário de Blocos

Fevereiro 2013

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

01 02
03
04
05
06
07
08
09 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

Clique na data desejada para
saber a relação de blocos do dia.

Imagens da folia

Banner
O que você mais gosta em um bloco de rua?

Banner
Banner
Mapa Rio de Janeiro
Banner
Clique na imagem para ampliar.
Banner
Banner
Joomla 1.5 Templates by JoomlaShine.com